Nesse artigo, você vai conferir as dicas de como escolher o equipamento de combate a incêndios certo para sua empresa.
Considerando as especificidades da organização, bem como necessidades que podem surgir em algum instante.
Cabe destacar que os incêndios são acontecimentos que podem se alastrar rapidamente, deixando um rastro de destruição e comprometimento.
Não à toa, cabe a empresa e a equipe garantir a melhor resposta diante dos acontecimentos para reduzir o número de acidentes. Tudo isso se dá com equipamentos certo e de alta qualidade.
Sempre considere as normas de segurança gerais
A NR 23, Norma Regulamentadora que aponta sobre as questões de incêndio, possuem uma série de normas a serem seguidas considerando ambiente e necessidades.
Justamente por isso, a equipe que vai avaliar e instalar os equipamentos, devem conhecer bem essa norma.
Neste mesmo documento, você encontra as especificações de projetos, instalação e manutenção, tudo pensado para prevenir incêndios e minimizar efeitos.
Nível tecnológico
Não é segredo que a tecnologia veio para melhorar as condições de trabalho, acelerar a produtividade, bem como para proteger todos os colaboradores.
Assim, no âmbito de risco de incêndio, a tecnologia conta com alarmes, sprinklers, sistemas de alerta interno, portas corta-fogo, diversos tipos de extintores, definição estratégica de colocação de bombas de teste, fácil visibilidade de saídas, etc.
Tudo isso veio para ampliar a proteção organizacional em todas as suas vertentes. Desde a equipe de controle, para acionar a brigada e avisar demais colaboradores de como devem reagir.
Sempre considere o atendimento oferecido pela empresa
Finalizando esse tripé básico das empresas, escolher o equipamento de combate a incêndios significa considerar o atendimento e suporte que as empresas oferecem.
Em síntese, não basta comprar os equipamentos. O fornecedor deve oferecer um pós-atendimento entre os serviços disponíveis.
Por isso, contamos com Treinamentos e Mão de Obra, Manutenção de Equipamentos, Inspeção e Testes para Linha de Incêndio, bem como Projetos de Combate à Incêndios.
Equipamentos indispensáveis
Na hora de escolher o equipamento de combate a incêndios, muitas empresas mal sabem por onde começar a aquisição de equipamentos.
Dessa forma, nós da Mecânica Reunida separamos os itens mais importantes para combater incêndios de forma rápida e eficiente.
Extintores de Incêndio
Os extintores são os equipamentos básicos e indispensáveis para todos os espaços. Não à toa, são exigidos por lei em comércios, veículos, empresas, condomínios e assim por diante.
Esses são divididos em classes A, B e C, confira:
- Espuma: usados em incêndios A e B, quando o fogo decorre de materiais sólidos e/ou líquidos inflamáveis;
- Água pressurizada: comum nos incêndios classe A, decorrente de materiais sólidos;
- Pó químico: usado nas três classes de incêndio, inclusive no D, decorrente de causas por líquidos inflamáveis, elétricos, metais pirofóricos e materiais sólidos;
- Gás carbônico: usados nos incêndios classe B e C decorrente de equipamentos elétricos e líquidos inflamáveis.
Enfim, vale dizer que os extintores possuem sistemas de segurança, como o lacre e o pino.
Mangueiras
As mangueiras são indispensáveis para controle do foco e redução de focos de incêndio.
Dessa forma, são usadas para criar uma ligação entre as fontes de água disponíveis no local e direcionar conforme as necessidades da brigada.
Cabe destacar a importância dos adaptadores de engate rápido.
Detectores e alarmes
Os detectores e alares de incêndio são importantes para reconhecer os riscos e avisar os colaboradores o quanto antes.
Então, esses dispositivos são acionados conforme calor, temperatura ou fumaça, manual ou automaticamente. Depois de identificar, o alarme emite um som agudo e alto facilmente ouvido de longas distâncias. Assim, mesmo os indivíduos que não estão próximos ao incêndio, conseguem ouvir o aviso e solicitar ajudar/fugir.
Iluminação de emergência
A iluminação de emergência serve para direcionar as pessoas que estão no local até um lugar seguro. Além disso, é obrigatória em alguns locais.
Em suma, conseguem se iluminar mesmo quando a principal fonte de energia foi interrompida. Exemplo disso são as placas de saídas de emergência, pontos de luz no chão, teto ou parede, etc.
Junto a iluminação há sinalizações. Como placas e áreas anti escorregão.
Mas, aqui na Mecânica Reunida você também pode encontrar diversos equipamentos para a sua empresa. Como canhão, câmera de espuma, carretel de jato e basculante, chaves, engates e esguichos. Tudo em segurança e combate à incêndios.
Portanto, pode aliar mais itens importantes junto aqueles que já possui e garantir que sua empresa e equipe fiquem mais seguros, para que os processos sejam altamente eficientes.
Lembrando que escolher o equipamento de combate a incêndios também significa fazer a manutenção periódica de todos eles.